Tenho que reformar, e agora?

A principal reclamação de quem faz uma reforma é a mão de obra. E é difícil achar bons profissionais. Uma dica, é pedir para o pedreiro se você pode visitar uma recém acabada obra dele. Caso ele tope, já é um bom sinal.

Ao visitar a obra, veja se os azulejos estão bem assentados, se a pintura foi feita corretamente e se os prazos foram cumpridos.

Na hora de comprar, respeite as especificações do produto. Por exemplo, para não errar na hora de colocar um piso na cozinha ou na garagem, cada produto resiste a um peso determinado. E compre 10% a mais de pisos. Sempre existem quebras e recortes que precisam ser feitos.

Para ter descontos você pode comprar tudo de uma vez, mas cuidado com produtos como cimento e argamassa, pois eles tem um prazo de validade. Pesquise bastante antes de comprar, mas guarde algum dinheiro pois imprevistos sempre acontecem.

Acompanhe a obra diariamente. Em reformas surgem dúvidas e é indicado que você esteja lá para supri-las. Às vezes o serviço precisa ser refeito e é melhor que seja feito logo após o “erro”. Depois da obra seguir em frente, fica muito mais caro e o incômodo ainda maior.

Caso o piso já esteja pronto e não será mexido, forre-o com tapetes velhos ou lonas. Os cômodos que não estão sendo usados devem ser mantidos trancados e com um pano úmido nas frestas das portas. Isso evita a entrada de estranhos e impede a entrada da poeira da reforma.

Entulho em terreno baldio? Nunca! Pode dar até multa. Contrate uma empresa para recolher o resto dos materiais.

Deixe a circulação livre, colocando os móveis nas beiradas dos cômodos, evitando o quebra-quebra de objetos. Estes devem ser embalados e guardados para evitar dores de cabeça posteriores.

No final, para limpar, palha de aço remove restos de rejunte, cimento e argamassa. Respingos de tinta são retirados com panos umedecidos com removedor.

 

Até a próxima.

 

Créditos: Fórum da Construção