Lajes Treliçadas com EPS(Isopor): Preço, Vantagens e Desvantagens

Consulte a Axial para verificar a possibilidade de uso da Laje Treliçada com EPS em sua obra.

Clique aqui em entre em contato.

Confira o Artigo :

Durante a obra são tantos materiais e métodos a escolher, que tomar todas as decisões pode ser algo bem difícil. E para dar uma ajudinha a quem tem dúvidas sobre laje de isopor, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse recurso. Afinal nada mais importante que escolher o material adequado para ter uma boa estrutura da casa. Não dispense a contratação de um profissional da área civil, converse com o profissional sobre a possibilidade ou não de uso.

O que é e como funciona?

A laje de isopor também recebe o nome de EPS, e talvez você conheça apenas um nome ou outro, mas é bom saber que existem duas nomenclaturas, assim você não se engana achando que é outro material ou técnica.

A técnica utilizada para a laje de isopor inclui a uma estrutura feita com vigotas de concreto e ferragem, criando suporte para o encaixe do isopor. Após essa estrutura de sustentação ficar pronta, são encaixadas as placas de poliestireno (isopor) que formam a base da laje. Com toda a laje de isopor instalada, são posicionados escoras que darão sustentação a concretagem superior. Isso mesmo, o processo não acaba com o encaixe do isopor, depois das placas são usadas escoras em pontos determinados para dar sustentação e assim o espaço entre laje e telhado é preenchido com concreto. O concreto que faz esse preenchimento deve ser espalhado imediatamente após a aplicação e depois de tudo preenchido, basta esperar a secagem para a continuação da cobertura da casa.

Quanto custa?

O preço da laje pré-moldada de isopor é umas das perguntas mais frequentes, afinal o que todo mundo quer saber é se vale a pena. O custo médio para adquirir a laje de isopor é de R$ 25 m², e apesar da pouca diferença quando comparado ao custo da lajota cerâmica (sai em torno de R$ 28 m²), vale a pena sim recorrer a EPS.
A verdade é que além do preço, você deve considerar tantos outros fatores que tornam a laje de isopor mais vantajosa.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Isolamento térmico: considerar o isolamento térmico é um ponto primordial no momento da construção, afinal ninguém quer morar em uma casa que seja quente demais ou que se assimile a um iglu. E nesse ponto a laje de isopor é muito superior, uma vez que o material consegue equilibrar a temperatura interna, sem absorver ou perder demais as temperaturas, e manter um clima agradável para o interior da residência.

Facilidade de instalar conduítes: ao ser comparada com qualquer outro tipo de laje, o modelo de isopor é o mais fácil para passar conduítes de energia, podendo ser cortados nos pontos necessários e tornando a tarefa mais fácil, já que as mangueiras que conduzem fios podem ser instaladas em qualquer ponto da laje.

Transporte e manuseio: ao optar por outros tipos de laje, é comum a demora na entrega do material por conta da dificuldade de transporte e peso do material. Já a opção de isopor, que é mais leve, torna todo o processo mais eficaz, uma vez que a leveza das placas permite carregamento maior no caminhão e manuseio mais fácil na hora de elevar as placas para o telhado.

Pouca perda: ao contrário dos modelos cerâmicos e outras opções que quebram com maior facilidade e enfrentam a dificuldade de corte para seguir o formato da obra, a versão de isopor é melhor. A opção em EPS permite mais cortes em diferentes formas e isso diminui as chances de erro, e consequentemente, a perda com cortes errados. As placas de isopor também são ideias por terem menos problemas com trincas e quebras, e isso aumenta a vantagem deste tipo de material.

Isolamento acústico: a laje de isopor não é eficaz apenas quando se refere ao isolamento térmico. Em termos de isolamento, o material também se sai muito bem como isolante acústico, e pode ser uma boa opção para sobrados ou até para casas térreas, isolando os barulhos externos.

Resistente: um dos medos gerais é se laje de isopor aguenta peso, e a resposta é favorável – sim, laje de isopor suporta peso! É claro que o profissional da área civil responsável pela obra vai calcular tudo certinho de acordo com o seu tipo de construção, mas no geral, o material de isopor é resistente, já que é base para o processo de concretagem e é capaz de suportar até mesmo o deslocamento de pessoas sobre a estrutura.

Rapidez na montagem: é raro um prazo de obra que se cumpra, afinal a cada processo surgem novidades ou até mesmo empecilhos, como intempéries do tempo, que fazem com que a obra se atrase. Então, se você quer driblar, ao menos um pouco desse atraso total, a laje de isopor pode ser uma alternativa para deixar a obra mais rápida. A montagem inicial é mais rápida e dispensa o processo de secagem, tornando todo o restante mais rápido.

Fundação de carga menor: o isopor tem peso bem menor quando comparado a outras opções de lajes pré-moldadas, e isso é um ponto favorável, uma vez que a fundação da casa vai receber uma carga menor; o que pode resultar em um processo até mais rápido e econômico para o processo de fundação.

Dispensa estrutura de madeira: em geral, as lajes maciças pedem caixotes de madeira que darão suporte ao concreto até o momento da secagem total, já no caso da laje de isopor essa estrutura de madeira é dispensável, uma vez que o isopor funciona como suporte para o concreto. A única estrutura de sustentação que a obra pede são escoras em pontos distintos.

Desvantagens

Calor/ frio: apesar de ser um excelente isolante térmico, a laje de isopor exige um bom projeto para ser eficaz. Caso a residência não tenha boa circulação de ar e janelas bem orientadas para as posições do sol, a laje pode ser uma má escolha e tornar-se um contribuinte para manter a temperatura da casa, que pode ser excessivamente quente ou fria; ao invés de equilibrar a temperatura e manter o clima agradável.

Preço em relação à opção cerâmica: a pouca diferença de preço em relação a laje cerâmica não é uma vantagem, e isso tende a escolha para o método mais tradicional – lajotas cerâmicas. No entanto, mesmo com essa pouca diferença, vale a pena considerar todos os outros fatores positivos da técnica com isopor. Acabamento da laje de isopor O acabamento da laje de isopor costuma ser um dúvida, uma vez que não é indicado fazer furos e ranhuras para agregar melhor o gesso ou argamassa. Diante desse fator, o mais indicado é fazer chapisco com argamassa e usar uma cola especial para melhor adesão e posteriormente a aplicação do gesso. Outra opção é escolher o forro de gesso rebaixado, deixando a estrutura mais moderna e bonita.

Acabamento da laje de isopor

O acabamento da laje de isopor costuma ser um dúvida, uma vez que não é indicado fazer furos e ranhuras para agregar melhor o gesso ou argamassa. Diante desse fator, o mais indicado é fazer chapisco com argamassa e usar uma cola especial para melhor adesão e posteriormente a aplicação do gesso. Outra opção é escolher o forro de gesso rebaixado, deixando a estrutura mais moderna e bonita.