Entenda as partes que compõem um telhado!!

Telhas cerâmicas, concreto, fibro cimento, metálicas galvanizadas ou isotérmicas. Estruturas em madeira, aço carbono ou galvanizadas. Não importa qual o tipo de telha e estrutura você quer utilizar na sua obra, a Axial Engenharia projeta a cobertura dos seus sonhos.

Clique e solicite um orçamento.

 

Confira o artigo abaixo:

Todos sabem o quão grande é o interesse de qualquer pessoa em ter o próprio teto, a casa para morar e descansar, se proteger da chuva, do sol, se sentir acolhido. O telhado tem papel determinante para que tudo isso se torne real, é o que realmente cobre as nossas cabeças.

Ele é importante para o estilo da casa. Pode completá-la, e até mesmo ser o ponto principal dela. Há várias formas e estilos que dão uma cara diferente a cada edificação, por mais simples que ele seja. Basicamente a estrutura é composta de madeira com uma cobertura de telhas de barro moldado, que variam em peso, tamanho, cor, qualidade, etc, dependendo da escolha do dono da obra/engenheiro. Mas quais as partes componentes do telhado e qual o papel de cada uma delas em mantê-lo erguido? Confira a imagem descritiva e acompanhe em baixo a explicação.

Os componentes são Ripas, Caibros, Terças. Tesoura, Trama, água, Beiral, Cumeeira, Espigão, Água furtada, Rufo, Fiada e peça complementar, sendo que os 4 últimos não estão na imagem.
Tesoura – É com ela que começa a construção do telhado, que é colocada para fechar o vão transversal formado pela inclinação das diferentes águas, e que ficam dispostas nas extremidades do ponto mais alto da edificação.

Terças – As terças são colocadas diretamente sobre as tesouras e elas tem a função de preencher o vão entre as partes de sustentação do telhado. São postas longitudinalmente e em cima dos pontos de apoio da tesoura em sua estrutura mais externa, e tem dimensões imensas para começar a construir a estrutura de sustentação das telhas.

Caibros – Os caibros são colocados perpendicularmente às terças, e pregadas nela para que a estrutura possa começar a receber mais peso.

Ripas – Elas são postas no mesmo sentido das terças, mas desta vez em cima dos caibros e em espaçamentos menores, e agora perpendiculares a eles, formando quadrados. Cada linha de telhas deverá ter uma ripa, então a quantidade delas depende do tamanho, tipo e peso da telha, variando de acordo com as mudanças do projeto.

Trama – A trama é o resultado do entrelaçamento das ripas e dos caibros. Ele é como uma grade que sustentará as telhas e deve ser feito para que não haja infiltrações.

Água – As águas são determinadas pelas superfícies inclinadas de um telhado, que fazem o escoamento justamente das águas em dias de chuva.

Beiral – É a projeção da estrutura do telhado para fora do alinhamento da parede. Dá espaço para calhas e tem função principal de evitar que a água caia diretamente sobre a estrutura do edifício e escoe por ali, entrando consequentemente água pelas janelas e portas.

Cumeeira – A cumeeira é o ponto mais alto do telhado e tem o papel de dividir águas, direcionando a água para os pontos de escoamento. Seu revestimento é diferente do restante do telhado e feito com uma telha própria.

Espigão – O espigão é a aresta que delimita o encontro de duas águas que formam um ângulo saliente. É revestido com uma telha própria e fica em evidência por ser ressaltado.

Água furtada – Também conhecida como Rincão, a água furtada é a aresta que delimita o encontro de duas águas que formam um ângulo, assim como o espigão, mas desta vez ele é reentrante, ou seja, forma algo como uma calha que faz o escoamento e leva para a calha, de fato.

Rufo – O rufo não está descrito na imagem, mas pode ser visto na última imagem. Sua função é evitar que águas pluviais ultrapassem o telhado, evitar infiltrações, e normalmente é colocado em locais onde há encontro de telhado e parede, que não é feito o encaixe perfeito entre as telhas no restante da estrutura.

Fiada – A fiada é a fileira de telhas dispostas na direção da largura, que estão perpendicularmente às terças.

Peça complementar – A peça complementar é a telha específica que foi citada na descrição da cumeeira, espigão e da água furtada. É o acabamento dessas partes, que é feito com encaixe diferente, mas que tem a função de evitar infiltração e dar um acabamento diferenciado no encontro das águas, ressaltando-o.