Melhor Localização para Janelas na Casa

Confira a importância das janelas abaixo e contrate um engenheiro para fazer os projetos para a construção do seu imóvel.

Clique e entre em contato.

 

Veja o artigo abaixo:

Janelas são os olhos da casa – e as vias respiratórias também. Na hora de definir aonde elas ficarão localizadas é preciso levar em conta fatores como entrada de luz externa e de vento. Saiba mais a seguir.

A localização de uma janela nunca é aleatória num bom projeto arquitetônico. Ela não apenas traz mais conforto como também economia na conta de eletricidade! Confira as melhores dicas para fazer isso acontecer.

 

Construção da Janela: Avalie a Necessidade de Luz para Cada Cômodo

É por meio de janelas que os diferentes cômodos da sua casa receberão mais ou menos luminosidade e ventilação. Quando projetar seu imóvel, utilize uma bússola para saber aonde o sol nasce.

O mais recomendado é que a cozinha fique sempre numa posição que receba menos raios solares, já que costuma ser o local mais quente da casa e aonde despensas de comida estão. Se a sua cidade é de temperaturas altas, também planeje os quartos para essa direção.

Já os banheiros, que tendem a muita umidade e formação de fungos, devem estar voltados para a direção que mais recebe sol.

As janelas devem ser maiores em cidades de menor incidência de sol. O ideal é que se estendam de parede a parede. Já em regiões de maior incidência é possível projetar janelas menores – de 10% a 20% do tamanho da parede.

Na sala, prefira as de correr; no quarto, com venezianas que controlam a intensidade de luz e do calor que entra.

 

Localização da Janela e Ventilação

Sua casa está com uma incidência de luz solar bem equilibrada, mas ao mesmo tempo precisa estar bem ventilada.

Um dos melhores artifícios para promover correntes de ar em casa é a chamada ventilação cruzada. Aqui, portas e janelas devem ser posicionadas em lados opostos ou adjacentes, sempre na orientação dos ventos da região.

Em outras palavras, veja para qual direção predominante os ventos sopram – e localize as janelas bem no caminho deles. A parede barlavento é aquela que recebe o vento; a sotavento, a oposta, vai promover a corrente de ar e deixar que ela saia da casa.

Se na sua região venta muito, mas janelas devem ser menores; se venta pouco, precisam ser do maior tamanho possível.

 

Prefira Janelas de Fácil Acesso

Algumas vezes projetos arquitetônicos mais sofisticados preveem a construção de janelas em locais de difícil acesso. Elas requerem escadas longas e outros ferramentais para limpá-las ou simplesmente abri-las ou fechá-las.

Claraboias e aberturas para iluminação zenital, por exemplo, podem ser complicadas de manter sem ajuda profissional.

Se você deseja total autonomia na limpeza e no controle das janelas, certifique-se de que o projeto contemple janelas acessíveis.