Os 11 Tipos de Pisos mais Indicados para a sua Casa!

Para definir o melhor tipo de piso para a sua obra primeiro é preciso conhecer o que tem disponível no mercado! Está com problemas na escolha? Entre em contato com a Axial.

 Clique aqui e entre em contato.

Veja o artigo a baixo:

1. Cerâmicas

As cerâmicas é o tipo de piso mais conhecido e usado no Brasil. São encontradas de vários tamanhos (desde 20×30, 40×40, 60×60, 80×80, 100×100), texturas, qualidades e preços.

Podem ser utilizadas em áreas internas e externas. A escolha para o tipo de ambiente é feita de acordo com o seu PEI – Resistência à Abrasão.

 

 

 

 

 

2. Porcelanatos

O Porcelanato é produzido em massa única já na sua coloração e com matérias-primas nobres.

Podem ser semi-polidos, polidos e peça rústica.

Também há os porcelanatos esmaltados e os porcelanatos digitais polidos com a mais alta qualidade e com várias texturas, principalmente imitando madeiras, mármores e granitos.

 

 

 

 

 

 

3. Laminado de Madeira

Esse piso tem esse nome porque são constituídos de lâminas de madeira. É um tipo de piso flutuante porque não é colado no contrapiso. São assentados sobre manta, em sistema de encaixe tipo Click e presos pelos rodapés que são colados.

São sustentáveis por serem de madeira reflorestada.

 

 

 

 

 

4. Granito

O granito é uma pedra muito indicada para pisos devido a sua beleza, resistência e durabilidade. São utilizados desde residências até em locais com grande movimentação de pessoas como shoppings, supermercados, aeroportos, etc.

Possuem várias tonalidades e quanto mais raro mais caro.

Macete 01: os granitos mais conhecidos são o Cinza Corumbá, Cinza Andorinha, Preto São Gabriel, Verde Ubatuba, Branco Itaúna.

 

5. Mármore

O mármore também é uma rocha metamórfica, composta principalmente por minerais de calcita com colaração mais uniforme e formação de veios definidos.

É indicado para utilização em ambientes internos apenas.

Macete 02: O Brasil produz pouco mármore, por isso tem um custo elevado.

 

 

6. Silestone

Silestone é um material composto por grande quantidade de quartzo, outros minerais em menor escala, resina de poliéster e pigmentos. Com porosidade nula, possui várias texturas e um custo muito elevado.

 

 

 

 

 

 

 

7. Piso Vinílico

É um piso produzido com resina de PVC, com estampas que imitam madeiras e formatos de réguas com dimensões que variam de um fabricante para o outro, mas geralmente tem dimensões de 15cm X 90cm, 20cm X 120cm, em média.

São instalados com o sistema Click macho-fêmea sobre manta. São indicados para áreas internas de menor tráfego.

Macete 03: Há alguns fabricantes que tem pisos para áreas internas de alto tráfego (como academias).

 

8. Tábua Corrida

Piso em madeira natural de lei, geralmente extraída da Amazônia.

Conferem muita beleza e conforto, mas não são sustentáveis. Sua instalação é sobre um ripamento e possuem encaixe tipo macho-fêmea.

Macete 04: A tábua corrida após instalada necessita ser raspada e sintecada (verniz que dá o brilho).

 

9. Tacão

Os tacos foram sucesso nos anos 1960 a 1980. Atualmente são utilizados em ambientes mais específicos e possuem custo elevado. Assim como a tábua corrida, necessitam de raspar e sintecar. As madeiras mais comuns para tacão são a grápia, cumaru e ipê.

 

 

 

 

10. Ardósia

Piso em pedra ardósia foi largamente utilizado nos anos 1980 devido a sua durabilidade e baixo custo. Podem ser utilizadas em pisos internos de áreas molhadas e áreas externas.

Macete 05: Cuidado! É um piso muito escorregadio quando molhado.

 

 

 

11. Cimento Queimado

Solução de baixo custo para pisos e quando bem feita confere ótimo acabamento. Indicado tanto para áreas internas quanto para áreas externas. Muito utilizado em bares, boates e galpões industriais.

Macete 06: O cimento queimado foi muito utilizado no passado juntamente com ceras coloridas conhecidas como Vermelhão, Amarelão, etc.