Terraplanagem: a Base da Construção

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Projetamos e realizamos terraplenagem de acordo com a necessidade para sua obra.

Consulte-nos clicando aqui.

 

Veja o artigo abaixo:

A terraplanagem, tecnicamente conhecida como terraplenagem, abrange técnicas de grande importância na engenharia de construção civil. Ela é a base de obras como edifícios, rodovias, estradas de terra, barragens, valas e canais.

A terraplenagem consiste na construção de fundações para edificações, contenção e monitoramento de encostas, nivelamento do solo de uma região destinada à construção e a remoção da terra para mineração – tanto a céu aberto quanto subterrânea.

Hoje em dia essas atividades estão quase que totalmente mecanizadas. Isso maximiza a eficiência do trabalho.

No entanto, antes da terraplanagem propriamente dita, é necessária a realização de tarefas auxiliares. Elas incluem limpar a área a ser trabalhada, remoção de excessos de terra, drenagem ou desvio de águas, estabilização do solo e escoramento de paredes de escavação.

Conheça as principais características da terraplanagem e quando ela se faz necessária.

 

Características da Terraplenagem

O objetivo da terraplenagem é satisfazer projetos topográficos, dando a forma necessária para a realização de um projeto posterior. Em qualquer caso, deve tornar o solo mais estável e seguro.

A terraplenagem é planejada e supervisionada por engenheiros civis. Pode ser realizada em topografias planas, em declives ou em aclives. A altimetria é o estudo de alturas e profundidades do terreno, enquanto a planimetria é a análise da área a ser trabalhada.

A terraplenagem envolve escavações, que podem ser com remoção de terra (criando depressões) ou sem (quando a topografia ultrapassa os limites do projeto). Também inclui aterros, a formação de platôs consistentes e a compactação do solo.

Ela prevê, ainda a troca de solo, quando o original não é o ideal para realizar a edificação. Drenagem do solo que apresenta umidade excessiva e medidas de prevenção de erosões.

Vale lembrar que alterações na topografia de uma área exigem que a empresa que realizará o serviço submetam o projeto à aprovação de órgãos estaduais e federais, tais como a Secretaria do Meio-Ambiente, IBAMA, DUSM, CETESB e outras.

A empresa de terraplanagem deverá estar inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e um responsável técnico pela empresa e pelos serviços.

 

Equipamentos para a Realização de Terraplenagem

As principais máquinas utilizadas em serviços de terraplenagem são as retroescavadeiras, minicarregadeiras, tratores de esteira e a pá escavadeira. A melhor opção é o aluguel desses equipamentos.

São os engenheiros responsáveis pela obra que devem determinar o uso de cada um deles.

Também devem garantir que a mão-de-obra para a operação dos mesmos seja bem treinada e capaz de efetuar os serviços. Mão-de-obra qualificada otimiza o tempo das atividades.

Equipamentos maiores realizam o trabalho mais rapidamente. No caso de aterramentos, por exemplo, máquinas mais leves não serão capazes de fazê-lo adequadamente.

A má operação das máquinas pode trazer prejuízos, como danificar instalações próximas, calçadas e não executar com exatidão as tarefas previstas.

 

Quando a Terraplanagem é Necessária?

Toda construção requer que a área a ser construída, assim como seus entornos, sejam analisados por engenheiros.

Esses profissionais fazem o chamado levantamento planialtimétrico do terreno, que consta da planta baixa do projeto arquitetônico da casa. Lá, eles indicam a necessidade de realização de terraplenagem antes do começo da obra.

Dependendo do grau de complexidade exigido para tornar o solo perfeito, o custo da terraplenagem pode chegar a até um quinto do custo total da construção.

Ou seja, na hora de escolher um terreno, tenha em mente de que ele acabará se tornando ainda mais caro caso exija grandes trabalhos de acerto de solo. O melhor parâmetro a se usar é que o nível plano do lote seja bem próximo do da rua que dá acesso a ele.

Fuja de terrenos que foram aterrados recentemente, pois eles não serão capazes de segurar apropriadamente as fundações da casa. Além de chamar um engenheiro, converse com os moradores das casas vizinhas e descubra o histórico da própria região.

 

Consequências de uma Terraplanagem Mal-Feita

Se a terraplanagem não for executada adequadamente, as consequências podem ser sérias.

“A erosão de encostas poderá levar a deslizamentos de terra. Isto é especialmente verdade em morros de inclinação acentuada. O risco aumenta ainda mais se a região for chuvosa.”

Aqui, tanto sistemas de drenagem da água quanto a construção de muros de contenção serão essenciais.

A própria residência correrá o risco de desabamento se o solo não estiver bem nivelado e preparado para conter as fundações da mesma. Umidade excessiva, rachaduras e desnivelamento do piso são algumas das consequências.