Iluminação Ideal para Ambientes e Necessidades

A iluminação certa tem o poder de transformar completamente o clima, e o visual, dos ambientes – mas lustres, luminárias e abajures devem ser utilizados de diferentes maneiras em diferentes cômodos.

Além da temperatura da lâmpada (amarelas são mais quentes e acolhedoras, brancas são mais frias, sendo melhor para lugares comerciais e escritórios), é importante descobrir qual a melhor opção de iluminação: a direta ou a indireta.

A direta é dirigida diretamente para o alvo a ser iluminado: spot, luminária de mesa, abajur, etc. Quanto maior a distância entre a a fonte e o objeto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz.

Já a indireta não ilumina necessariamente o objeto e sim o ambiente em que este se encontra, sem foco dirigido. É uma luz de ambientação. Além disso, uma iluminação pode conter focos de luz diretos e indiretos num mesmo ambiente.

Saiba a seguir como utilizar esses recursos na casa.

 

Luz para Leitura

Uma má iluminação provoca danos e cansaço excessivo quando estamos lendo. O ideal é ter uma iluminação de leitura:

Direta, dirigida para o livro
Com uma luminária colocada atrás e um pouco acima do leitor
Com uma lâmpada de 60 ou no máximo 100 watts. No caso de estudo na mesa a dois ou mais, coloca-se no centro um abajur com uma lâmpada 60/100 watts (se necessário, vários abajures), mesmo que tenha luz no teto.
Não esqueça que algumas lâmpadas, quanto mais forte forem, mais calor elas emitem. Mas para seu conforto visual, não use nunca menos de 60 watts ou equivalente.

 

Iluminação para Televisão

Hoje em dia passamos muitas horas na frente da televisão. Para não cansar a vista, é preciso ter uma iluminação correta no ambiente.

Não deixe nenhuma luz refletir na tela. Mantenha o ambiente iluminado de forma a quebrar o contraste de claro/ escuro provocado pela luz da TV. De preferência, ilumine suavemente a parede atrás (ou em volta) do aparelho.

Mantenha uma distância de 1,5 m no mínimo da tela do televisor.

O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.

 

Lâmpadas Suaves, Claras e Especiais

A lâmpada suave oferece luz aconchegante, confortável e tranquila para momentos de descanso e descontração.

Pode ser usada nos quartos, salas de estar e jantar, seja fosca ou leitosa.

Lâmpadas claras oferecem luz estimulante. eficientes e vibrantes. Ideais para ler, trabalhar e brincar. Podem ser aplicadas em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Existem lâmpada especiais para aplicações específicas como em geladeira, forno, lâmpadas anti-inseto, etc.