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Cartão Reforma é aprovado no Senado; entenda como vai funcionar

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Leia a matéria abaixo:

O Senado aprovou nessa terça-feira (4) a medida provisória que criou o Cartão Reforma, uma linha de crédito para que famílias de baixa renda comprem materiais de construção destinados para reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou à conclusão de imóveis. O valor do benefício pode chegar a R$ 5 mil por família.

A MPV 751/2016 foi aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/2017, com modificações do Congresso, e segue para a sanção presidencial.

Segundo o texto, têm direito ao Cartão Reforma as famílias com renda mensal de até R$ 2,8 mil. Nesse valor devem ser incluídos benefícios de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, mas excluídos os créditos de outros programas habitacionais.

O valor destinado a cada família pode variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, a depender de critérios que serão elaborados em regulamentação posterior do Ministério das Cidades. A distribuição será operacionalizada pela Caixa Econômica Federal. Os beneficiários receberão o valor na forma de crédito para usar na compra dos produtos.

Serão atendidas com prioridade as famílias com menor renda, com idosos, com portadores de necessidade especiais ou aquelas onde a responsável pela subsistência for uma mulher.

As famílias contempladas poderão usufruir do benefício mais de uma vez, contanto que não ultrapassem o teto estipulado para a sua categoria. Os recursos terão validade de 12 meses. Para receber o Cartão, o beneficiário titular deverá ter mais de 18 anos e ser proprietário de imóvel residencial em área regularizada ou passível de regularização. O benefício não será válido para imóveis cedidos, alugados ou comerciais.

O Cartão Reforma terá R$ 1 bilhão para disponibilizar em 2017. Desse montante, 20% serão destinados a famílias moradoras de zonas rurais. Outros 15% dos recursos custearão a assistência técnica para as obras, através da contratação, pelas prefeituras, de profissionais que darão apoio e consultoria aos projetos dos moradores.

Fonte: Agência Senado

Obras incríveis: Viaduto Millau

O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004

Veja o documentário exibido pelo canal History Chanel.

https://www.youtube.com/watch?v=9YK3TjFqe8U

A leveza do Steel Framing

Por serem utilizados materiais leves, muitos podem duvidar da resistência deste tipo de construção. No entanto, alguns aspectos dessas estruturas garantem que elas tenham elevada resistência sísmica: o aço garante grande parte da sua resistência, assim como em construções de alvenaria onde varas de ferro são embutidas em pilares e lintéis de cimento, só que neste caso há a vantagem de não haver o peso do cimento e do tijolo; como não são necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores ajudam a repartir todo o peso das placas e andares; eliminam-se também pontos frágeis de ruptura, visto que não são empregues pontos de soldadura.

Além da grande resistência, o Steel Frame tem diversos outros pontos positivos: o isolamento pode ser feito por materiais como placas cimentícias, OSB (derivado da madeira) ou poliestireno expandido (isopor), além da inserção de lãs minerais e gesso cartonado nas cavidades das paredes garantindo o isolamento térmico e acústico e a regulação da umidade no ambiente. Quanto à construção, o sistema LSF também oferece benefícios, as diversas qualidades das Estruturas de Aço Leve facilitam o processo de construção e diminuem o custo da obra. O baixo peso dos materiais, a utilização de sistemas de fixação mecânica ao invés de cimento, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores e a facilitada colocação de tubagens e condutores elétricos, diminuem consideravelmente o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, em alguns casos reduz-se em até 50% o tempo de obra.

Como se não bastassem as já enunciadas vantagens, as estruturas LSF são ainda ecologicamente corretas em diversos aspectos: há redução dos meios de transporte e por consequência do consumo de combustível; o peso lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis, é extremamente reduzido; em toda a obra a água é praticamente desnecessária. E mesmo depois de pronta existe grande poupança de energia devido ao bom isolamento do edifício, e grande parte dos materiais usados pode ser reciclado ou reaproveitado na totalidade.

light-steel-framing-8As desvantagens do uso do LSF ficam por conta do custo da obra, mas nos últimos anos houve redução de valores, graças à nacionalização dos componentes. Os custos também podem ser reduzidos se for feito um bom planejamento: “Ao fazer o projeto estrutural específico do nosso negócio, procuramos também fazer uma otimização do projeto arquitetônico, ou seja, adotamos medidas, afastamentos e recuos que façam com que se tenha menor perda de material possível dos padrões da indústria, tanto do drywall, como das placas cimentícias e dos próprios sidings usados em fachada”, explica Marcio Raigorosky, da Steel Frame do Brasil.

O Steel Frame está sendo empregado até mesmo em contruções populares à exemplo do Vila Dignidade, programa que promoverá a construção de moradias em pequenas vilas, voltado aos idosos, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

O Steel Frame pode ser empregado em casas e pequenos prédios, mas não é indicado para edifícios de grande porte. Se você está procurando um meio rápido e prático de realizar sua obra, o Steel Frame pode ser a solução. Mas lembre-se, que como em qualquer projeto deve-se avaliar se o método empregado é adequado e eficaz ao tipo de construção desejada!

Fonte: Revista Téchne, Wikipédia, SteelHome

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